Análise do clipe “Wrecking Ball”

By | 22:21

Um dos clipes mais esperados foi lançado, Wrecking Ball. A música era, certamente, a mais pelos fãs desde o comentário do CEO da RCA Records, onde ele descreveu a canção como “uma balada desafiadora produzida por Dr. Luke com uma performance vocal emocionante.” Ele acrescentou: “Quando Miley veio até nós, ela tinha realmente boas canções já, inclusive ‘Wrecking Ball’, o que nos surpreendeu. Poderia ser uma música que faria a carreira dela.
Desde então, entre prévias e pistas de Miley, tudo era uma surpresa, embora as chances da música ser single fossem grandes. Mas foi só quando o álbum Bangerz entrou em pré-venda que pudemos ouvir o hit sucessor de We Can’t Stop e – não se surpreenda! – a música alcançou #1 no iTunes no mesmo dia do lançamento sem nenhuma divulgação.
Com o lançamento do clipe, pudemos reparar uns elementos realmente interessantes na obra do diretor Terry Richardson. Confira:

Essa é, provavelmente, uma das melhores partes do clipe. O choro do eu-lírico de Miley é mostrado em cenas mais tranquilas do vídeo. Combinando com a canção, é um tanto emocional e melancólico.  Representa, numa visão geral, Miley no estado em que se encontra após ter perdido o seu grande amor.


Entre os escombros, ela caminha e chega até a repousar. “All I wanted was to break your walls… All you ever did was break me” A metáfora toma forma real agora, com a enorme bola de demolição destruindo paredes, que representam o coração da pessoa amada.



Sendo genial à sua forma, Wrecking Ball mostra uma verdadeira bola de demolição, sendo acompanhada por Miley. Em diversos momentos, o objeto atinge paredes e as quebra, representando o impacto do amor. Além de Miley, a bola recebe destaque no videoclipe, pois é responsável por todas as explosões que acompanham as batidas da música.


Um de seus pontos controversos são as cenas onde Miley aparece completamente sem roupa no vídeo. Apesar de não mostrar nenhuma parte íntima de verdade, a nudez da cantora fez assunto. Todavia, foi explicado pela compositora de Wrecking Ball que a nudez é, na verdade, uma expressão artística. Ela simboliza a fragilidadee a exposição do  emocional, que ocorre quando um coração é partido.


A língua que lambeu o mundo está de volta nessa obra de arte, mas Miley sabe fazer mais do que agitá-la quase sensualmente. Miley dá beijos e chega a tocar a língua na marreta usada para quebrar as paredes, o que simboliza o amor secreto à dor. A prova de que o sofrimento pode ser uma companhia, de um modo depressivo.