Miley Cyrus não assustou mais ninguém em rede nacional desde a sua apresentação brincalhona no VMA no Domingo, mas, olhando pelo lado comercial, o seu twerk ainda está funcionando. Apesar do desprezo recebido por sua performance de Blurred Lines, Cyrus já vendeu 90 mil cópias digitais de seu novo single Wrecking Ball, que estreou no dia do VMA. A música agora ocupa a posição de Nº 13 na parada da Billboard.
O impacto foi ainda maior em mídias sociais. De acordo com os dados do MusicMetric, a ex-estrela de Hannah Montana viu um aumento de 112% em sua atividade durante a semana anterior, acrescentando 226,273 novos fãs no Facebook e 213,104 novos seguidores no Twitter entre os dias 24 e 28 de Agosto.
No mesmo período, Thicke apenas viu um aumento de 101,399 novos fãs no Facebook e 46,372 novos seguidores no Twitter. As vendas de Blurred Lines caíram 14%, apesar de sua música Give It 2 U ter visto um aumento de 79%, vendendo 24 mil cópias na semana.
Cyrus vendeu 250 mil músicas em geral esta semana, mostrando um aumento de 50% em relação a semana anterior. Porém, como a Billboard aponta, esse número seria raso sem as vendas de Wrecking Ball.
É tudo parte de um plano, de acordo com a equipe de Cyrus, que está se preparando para o lançamento de Bangerz neste Outono. Seu empresário simplesmente resumiu sua performance do VMA como: “Não poderia ter sido melhor“.