Forbes fala sobre Miley no VMA e diz ter sido um plano comercial

By | 22:45

Miley Cyrus não levou para casa nenhum prêmio no MTV Video Music Awards de domingo, em Brooklyn. Ela, no entanto, foi condenada por sua apresentação com pouca roupa da música “Blurred Lines“, com Robin Thicke, no qual ela esfregou seu traseiro o tempo todo em rede nacional. O The Guardian declarou que o twerking dela simplesmente não funciona, um sentimento ecoado por outras publicações. OParents Television Council emitiu um comunicado dizendo que sua performance confundiu talento com o sexo.
Mas agora que a poeira baixou e os números estão aí, uma coisa é clara: Miley Cyrus foi a maior vencedora do VMA, pelo menos no ponto de vista comercial. E, ao contrário do antigo verso “qualquer publicidade é boa”, seu sucesso pode ser quantificado.
Na esteira de seu desempenho, a ex- estrela de Hannah Montana disparou em quase todos os meios de comunicação social métricas disponíveis. Cyrus ficou no TOPO daspesquisas do Google ontem, após ganhar 100 mil seguidores no Instagram e 50 mil “curtidas” no Facebook desde domingo, de acordo com o Next Big Sound.
Você pode até dizer que ela roubou o show“, escreveu Liv Buli, jornalista do equipamento de dados de música. Em seguida, Alex Kantrowitz, da FORBES, apontou que Cyrus atingiu a marca de 300 mil menções no  Twitter por minuto. Bem mais do que a marca de 231 mil tweets sobre o apagão no Super Bowl deste ano e apenas um pouco menos do que o recorde de 327.452 sobre a eleição presidencial de 2012.
Não é coincidência que o mais recente single de Cyrus, “Wrecking Ball“, tenha sido lançado no dia do VMA. Após a explosão da mídia social no domingo, a música ocupa o 2º lugar nas paradas do iTunes. O outro single de Cyrus, “We Can’t Stop“, ocupa a 5ª, e “Blurred Lines” de Thicke está firme em 4 º lugar. Os únicos outros artistas entre os cinco primeiros? Lady Gaga e Katy Perry.
Claro, o desempenho de Cyrus não foi muito adequado para todas as audiências. Muitos observadores notaram que ela nem sequer soou muito bem. E certamente passou longe de histórias bacanas como a vitória de Macklemore & Ryan Lewis no VMA pelo excelente hino sobre igualdade e casamento do mesmo sexo, “Same Love.”
Mas não se deixe enganar: Cyrus não é apenas um caso de uma outra jovem celebridade fora de controle. Em vez disso, o seu comportamento é parte de um plano cuidadosamente executado de reformular rapidamente uma ex-estrela infantil para adulta (embora tenha uma boa dose de impetuosidade infantil) antes de seu próximo álbum, Bangerz, que deve sair em outubro.
E, como os números mostram, está a revelar-se um esforço de marketing de grande sucesso. A partir dessa perspectiva, pode-se dizer que o twerk está funcionando.
Fonte: Forbes