O dicionário online de Língua Inglesa Oxford reflete a linguagem atual e, consequentemente, inclui cerca de 1.000 novas palavras no começo de cada ano, enquanto mais tarde, raramente são adicionadas nocas palavras oficialmente. Todos os “novos” vocábulos são publicados na Oxford University Press.
“Twerking”, uma dança muito sensual onde o(a) dançarino(a) principal balança seus glúteos com um parceiro, foi alvo de vários comentários nesta semana depois queMiley Cyrus se apresentou com essa dança no MTV Video Music Awards. O verbo agora está sendo adicionado ao Dicionário online da Oxford junto com palavras como “selfie”, “bitcoin” e “emoji”.
O dicionário sugere “twerk” como provavelmente originado em 1990 como uma “alteração de ‘trabalhar’, ‘movimentar-se’”
Katherine Connor Martin da Dicionários Oxford contou em uma entrevista: “Existem muitas teorias sobre a origem desta palavra, e desde que esta apareceu na fala cotidiana, nós, provavelmente, não sabemos a verdadeira origem”.Geoffrey Nunberg, linguista, professor na Universidade da Califórnia, Escola de Informações Berkeley, além de presidente emérito do Patrimônio Americano de Dicionários disse: “Antes, era como uma ordem para que o dicionário tivesse uso literário antecedente, mas agora eles têm palavras mais atuais e várias outras expressões de várias gerações”
Estas novas adições ao dicionário não significa a morte da Língua Inglesa erudita. Ao contrário, elas mostram a linguagem como realmente é – a convivência, a mudança do modo de comunicação (o que sempre altera, assim como as palavras).
Além das palavras já citadas, também foram adicionadas “jorts” (jean shorts),“flatforms” (flat platforms), “unlike” (contrário de “like”, fazendo referência ao Facebook), entre outras. E enquanto Miley Cyrus não inclui “twerking” no dicionário de imediato, sua apresentação em um palco com exibição mundial destacou muito o verbo em linguagem e cultura.